Login:
Senha:
   
 
 

Discurso de Abertura

   

Florianópolis, 20/09/2012

 

Prezado Sr. Presidente da III RA do IBNeC, Prof. Marco Callegaro,

Prezada Sra Presidente do IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, Dra. Thereza Christina Monteiro de Lima, 

Prezado Sr. Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Dr. Leandro Malloy-Diniz, 

Prezado Sr. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, Dr. William Gomes, 

Prezados Colegas da Diretoria do INeC, Dr. Marcus Brandão e Dr. Norberto Coimbra, 

Prezados Colegas da Diretoria do IBNeC, Dra Dora Fix Ventura, Dr. Alcyr Alves de Oliveira , Dra Izabel Hazin,  

Ilustres convidados e congressistas

 

Bem vindos à III RA do IBNeC e ao IV Fórum em Neurobiologia do Estresse

Bem vindos a Florianópolis

Muito obrigado pela presença nesta sessão inaugural

 

A Reunião Anual do IBNeC  é um momento muito especial no cenário acadêmico de nosso País graças à contribuição no processo de construção da psicologia. A cada ano que passa temos a certeza que estamos criando uma identidade própria frente a esse contexto de grande variabilidade teórica em que a nossa área se encontra hoje. Tal como outras sociedades que se organizaram em torno da sua área temática, como por exemplo o IBAP na área da avaliação psicológica, a ABRAPSO na área da psicologia social, a ABPMC na área da análise do comportamento, a FBTC na área da terapia cognitiva, para mencionar apenas algumas dessas sociedades, o IBNeC congrega pessoas com atuação profissional na área da neuropsicologia e da neurociência comportamental. O IBNeC busca integrar a área de  produção de conhecimento procedente de laboratórios com a aplicação desse conhecimento na clínica e nas mais diferentes instituições de saúde mental. Um desafio fantástico que instiga todos nós presentes nesta reunião.

 

A estrada para atingir essa meta é o diálogo com outras sociedades que compartilham o mesmo objetivo. Sentados nesta mesa encontram-se a diretoria do INeC que se destaca pela bela atuação na área da neurociência comportamental. O reconhecimento desse trabalho pode ser facilmente observado pela quantidade e qualidade de publicações em periódicos com alto impacto acadêmico. O INeC é um grande parceiro do IBNeC! Realizamos o II Fórum em Neurobiologia do Estresse com a nossa I RA no Rio de Janeiro em 2010 e hoje repetimos juntos com o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFSC que está comemorando 20 anos de existência. A Reunião está muito bem representado pela Profa Thereza Cristina, coordenadora deste programa de pós-graduação e a presidente do IV Fórum.

 

Nesta mesa está presente também o presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia- Prof Leandro Malloy-Diniz. Essa é a vertente aplicada da nossa identidade. A SBNp é a nossa irmã mais velha e tem contribuído muito para o nosso desenvolvimento. Dentre as várias realizações que estamos planejando, encontra-se a próxima Reunião conjunta na Cidade de São Paulo em outubro de 2013. Estamos também organizando um sistema comum de certificação para neuropsicológicos clínicos. São sementes que estamos plantando juntos e que certamente irão frutificar em um futuro próximo.

 

O diálogo do IBNeC com a vertente aplicada está também presente com a área da psicoterapia cognitiva. Nosso relacionamento com a FBTC é o melhor possível, prova essa que o presidente da nossa RA aqui em Floripa é o Prof Marco Callegaro, ex-presidente da FBTC. É exatamente essa identidade com a área da psicologia que nos torna único. Essa identidade já pode ser observada de forma objetiva com a presença do Presidente da ANPEPP, Prof. William Gomes e cujo vice-presidente é o nosso colega Prof. Sebastião Almeida.

 

O resultado desse diálogo dentro e fora da psicologia confere ao IBNeC uma dinâmica própria com a criação de novos projetos. Por exemplo, a realização do Neurobright, as olimpíadas em neuropsicologia e neurociência comportamental ao longo do dia de hoje foi um sucesso e certamente ocorrerá no próximo ano em São Paulo. Estamos também tentando construir uma rede digital de pesquisadores através de um sistema denominado de CEAN, Centro de Estudos Avançados em Neuropsicologia. Esse sistema, que está sob a responsabilidade da Profa Rochele Fonseca, estará disponível durante toda a reunião em um stand no centro de exposições para que os interessados possam cadastrar seus grupos de pesquisa.

 

As duas grandes homenagens que iremos prestar este ano refletem também o aspecto translacional do IBNeC. Maria Tereza Araujo Silva da USP, destacou-se pela sua orientação teórica na análise experimental do comportamento atuando na área da psicofarmacologia. Teresa também tem uma atuação aplicada como, por exemplo, suas pesquisas com jovens usuários de drogas da cidade de São Paulo. Da mesma forma, Orlando Bueno da UNIFESP, que fará a nossa palestra de abertura, também tem longa trajetória em pesquisa com modelos animais e larga atuação em neuropsicologia cognitiva.

 

Além dessas importantes homenagens, teremos cerca de 90 convidados nacionais e internacionais da mais alta categoria realizando palestras, mesas redondas e discussões de casos clínicos em mais de 50 atividades distribuídas em sete eventos que ocorrerão em paralelo.Da mesma forma que nos anos anteriores, nossa programação científica atende três grandes eixos: a área básica de cunho experimental, a área aplicada de cunho clínico e a área epistemológica que permite a constante reflexão do nosso papel enquanto uma comunidade científica.

 

Este ano teremos a apresentação e discussão de cerca de 300 painéis. Cada um deles será avaliado por membros do IBNeC ou do INeC. A apresentação e discussão irão ocorrer no mesmo local. Entretanto a premiação dos melhores painéis irá ocorrer em locais distintos. O resultado dos melhores trabalhos do IBNeC será apresentado aqui nesta sala enquanto os do IV Fórum irá ocorrer no Centro de Convenções III localizado no andar G2.

 

Quero agradecer o trabalho de pessoas que estiveram à frente deste evento. Além das autoridades aqui presentes nessa mesa e cada um dos palestrantes que carinhosamente aceitaram o convite para participar deste encontro, pessoas importantes que não costumam aparecer foram fundamentais. Fica aqui o agradecimento para Lisa e Odinei, Larisa e Maria Emília, Daniel Mograbi, Alberto Filqueiras, Emmy Uehara, Erica de Lanna, Yana Ribas Fernando Feitosa e minha esposa Rosane Landeira. Foram meses de preparação para tentar oferecer o que há de melhor tanto em termos de conteúdo como na logística desse processo. Finalmente agradeço também a colaboração de cada um dos voluntários que irão tornar esse encontro uma realidade.

 

A adesão dos cerca de mais de 600 participantes neste evento é de longe o aspecto mais reforçador de todo esse trabalho. A cada um dos congressistas, os meus mais sinceros votos de um congresso rico em ideias. Que este evento possa contribuir para a formação acadêmica e profissional de cada um de nós.

 

Muito Obrigado,

 

J. Landeira-Fernandez

Presidente do IBNeC


 


Realização:


 

 

Apoio: