Login:
Senha:
   
 
 

Síntese do Evento

   

A III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e o IV Fórum de Neurobiologia do Estresse (FNbE) ocorreram em Florianópolis, Santa Catarina, de 20 a 22 de setembro de 2012 no Majestic Palace Hotel. Mais de 600 inscritos puderam participar de até sete atividades diárias simultâneas.  Um destaque inovador foi o Neurobright - Olimpíada em Neuropsicologia e Neurociência Comportamental, coordenada por Daniel Mograbi. Quatorze equipes formadas por estudantes de diversas universidades e com diferentes níveis de formação disputaram uma verdadeira maratona neurocientífica. No mesmo período, estavam sendo ministrados seis cursos pré-congresso sobre avaliação e reabilitação neuropsicológicas. 

 

A abertura oficial do evento ocorreu em cerimônia à noite com salão nobre lotado. Compunham a mesa de abertura Marco Callegaro, Presidente local da III Reunião do IBNeC; Theresa Christina Monteiro de Lima, Presidente local do IV FNbE; Leandro Malloy-Diniz, Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp); William Barbosa Gomes, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP); a Diretoria do IBNeC, J. Landeira-Fernandez, Dora Fix Ventura, Alcyr Oliveira e Izabel Hazin; e a Diretoria do INeC, Norberto Coimbra,. Marcus Lira Brandão.

 

A conferência de abertura "Memória e atenção: alguns aspectos das relações entre as funções executivas" foi proferida por Orlando F. A. Bueno (UNIFESP), sendo homenageado imediatamente após sua conferencia graças à significativa contribuição para a área da neuropsicologia e neurociência comportamental. Maria Emília Yamamoto (UFRN) e Mônica Miranda (UNIFESP), ex-orientandas de Orlando Bueno apresentaram um emocionado relato de sua trajetória acadêmica. Maria Teresa Araújo e Silva (USP) foi homenageada no dia seguinte em cerimônia conduzida por sua ex-orientanda Miriam Garcia Mijares (USP).

 

Durante o evento ocorreu também o encontro do Grupo de Trabalho em Psicobiologia, Neurociências e Comportamento da ANPEPP. O GT, sob coordenação de Lisiane Bizarro, atento às necessidades e problemas da área, promoveu o debate sobre produção científica e o planejamento para a participação em atividades de divulgação do IBNeC e dos Processos Psicológicos Básicos em eventos científicos vindouros.

 

O programa da III Reunião do IBNeC foi planejado para permitir o livre trânsito entre vários temas desde a ciência básica passando por questões conceituais e epistemológicas, ensino e formação de psicólogos e neuropsicólogos, até a discussão de casos clínicos. O evento contou com 78 convidados nacionais e 10 internacionais. Os congressistas puderam desfrutar de 53 conferências, sessões clínicas e mesas redondas, além de duas sessões de pôsteres com 301 painéis expostos. Os painéis foram examinados por 47 professores doutores que atribuíram 51 menções honrosas e premiações para os três melhores.

 

Os três dias de intensa atividade científica passaram rapidamente e terminaram na noite do dia 22. A mesa diretora para a cerimônia de encerramento foi formada pelo Presidente  da III Reunião Anual do IBNeC, Marco Callegaro, Sérgio Fukusima, coordenador da comissão e avaliação dos pôsteres, John Fontenelle Araujo, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e a diretoria do IBNeC. Durante a cerimônia premiaram-se as equipes campeãs do Neurobright e os três melhores painéis. A seguir, foram anunciadas as atividades futuras do IBNeC: o IBNeCquinho a ocorrer em maio de 2013 no Rio de Janeiro e a IV Reunião Anual do IBNeC em São Paulo, presidida por Dora Fix Ventura a ocorrer em conjunto com a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

 

Ao final da cerimônia, a equipe de voluntários sob a coordenação de Erica de Lana Meireles subiu ao palco e foi ovacionada pelo público. O evento transcorreu com grande eficiência graças à qualidade técnica da equipe organizadora. Após a cerimônia, realizou-se um jantar com música ao vivo no belo Pier 34 com vista para a ponte Hercílio Luz, o cartão postal de Florianópolis.
 


Realização:


 

 

Apoio: