IV Curso de Verão em Neurociência Comportamental do Rio de Janeiro

 De 02 a 06 de Fevereiro de 2015

 

FOTOS

Após uma semana intensa de aulas, alguns registros para lembrança:

.


SOBRE

Trata-se de um curso dinâmico, variado e com ênfase em atividades práticas, onde os participantes terão acesso a técnicas utilizadas em diferentes laboratórios que investigam a relação cérebro-comportamento.

 

Quem pode participar:
• Alunos de Graduação com possível interesse em ingressar em cursos de Pós-Graduação nas áreas de Neuropsicologia ou Neurociência Comportamental;

• Alunos que já estejam matriculados em cursos de Pós-Graduação e que desejam atualizar seus conhecimentos.

 

O curso será realizado entre os dias 02/02/2015 e 06/02/2015.

 

Além de atividades práticas, os participantes terão a oportunidade de assistir a diversas palestras que fundamentarão teoricamente cada um dos protocolos experimentais empregados nos laboratórios.

 

Serão selecionados 10 alunos para participar do curso, de acordo com informações da ficha de inscrição a ser preenchida. Esses alunos terão abono na Anuidade 2015 caso desejarem ser sócios do IBNeC e, com isso, descontos nas taxas de inscrição dos eventos de 2015, de acordo com os regulamentos de cada evento. Lembrando que a associação não implica em nenhuma obrigação futura de renovação.

 

Não perca esta oportunidade. Participe!

 

Cronograma:

Período de realização: 02 a 06 de fevereiro de 2015.

Inscrições para seleção: de novembro a 24 de janeiro de 2015.

Ficha de Inscrição: ficha4cursodeverao.docx

Enviar a ficha preenchida para: contato@ibnec.org

Salas, horários e atividades do curso: Clique aqui para baixar em PDF

 

Resultado da Seleção:

26/01/2015 no site do IBNEC

Será enviado um e-mail aos alunos selecionados, os quais deverão efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$100,00 ou por depósito ou até no primeiro dia das atividades, conforme dados da ficha.

 

Local:

PUC-RIO
Rua Marques de São Vicente, 225 - Gávea - Rio de Janeiro Prédio Cardeal Leme - Salas 204 (apoio na 213).
Telefone: (21) 3527-1968
Ponto final da Integração Metrô ∕ Ȏnibus (Estação PUC). Os ônibus saem das estações de Metrô Ipanema (General Osório) ou Botafogo .


O IV Curso de Verão em Neurociência Comportamental é uma iniciativa dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da PUC- Rio.


LABORATÓRIOS

(1) Laboratório de Análise da Dados (LAND, PUC-Rio) / Professor: J. Landeira-Fernandez.

Linhas de Pesquisa: Laboratório integrante do departamento da Psicologia e de Metrologia da PUC-Rio, com atividades orientadas ao planejamento de pesquisas, modelagem quantitativa, estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial. Em Psicometria, trabalha-se na construção, adaptação, validação e calibração de instrumentos psicológicos (escalas e testes), bem como em aspectos de análise de itens sob paradigmas clássicos e de resposta ao item.

 

2) Laboratório de Neuropsicologia Clínica (LANEC, PUC-Rio) / Professora: Helenice Charchat.

Linhas de Pesquisa: Laboratório com ênfase na prática clínica dos conhecimentos desenvolvidos pelas neurociências e neuropsicologia. Utiliza os modelos: Testagem Neuropsicológica (normatização, construção e utilização de instrumentos e paradigmas validados e/ou computadorizados); e fundamentos cognitivos do desenvolvimento humano.

 

3) Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL, PUC-Rio) / Coordenadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.

Linhas de Pesquisa: O LAPAL é um laboratório especialmente criado para o desenvolvimento de pesquisa experimental em Processamento Lingüístico (processos mentais que se realizam durante a produção e a compreensão da linguagem) por adultos e Aquisição da Linguagem por crianças desde os primeiros anos de vida.

 

4) Laboratório de Clínica e Neurociências (LACLIN, PUC-Rio) / Professor: J. Landeira-Fernandez.

Linhas de Pesquisa: O LACLIN volta-se à pesquisa da atividade, funcionamento e correlatos entre funções psicológicas e respostas fisiológicas, visando, com isto, explorar e analisar tais relações. Para suas atividades, utilizam-se paradigmas clássicos em Neurociência e metodologias de caráter experimental tanto para integrar conhecimentos de diferentes disciplinas básicas como para suas possíveis aplicações.

 

 


Alunos Selecionados:

Amanda Graziele Aguiar Videira
Ana Elena Vedoveli Francisco
Bárbara Barros Dumas
Fernanda Mainente Fumagali
Flávia Carolina dos Santos Gomes
Julianne Haru Gomes Horita
Marcio Martins de Oliveira
Michele Santos da Silva
Paula B. Dias
Raquel Ávila Kepler


Sabemos que o avanço do conhecimento científico depende de novos pesquisadores e contamos com sua presença para juntos desenvolvermos este caminho.
Um forte abraço e nos vemos em breve!
Professora Heloisa Alves, psicóloga, pós-doutoranda, PUC-Rio
Professor Luís Anunciação, psicólogo, doutorando, PUC-Rio
Comissão Organizadora