Login:
Senha:
   
 
 

Síntese

O I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da neuropsicologia às políticas públicas ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 10 de agosto, no Pestana Rio Atlântica. A ideia de realização de um evento destinado ao público infanto-juvenil surgiu durante a III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) que aconteceu em Florianópolis no ano de 2012. Naquele momento, identificava-se a necessidade de proposição de um fórum interdisciplinar de discussão, possibilitando o desenvolvimento de modelos e técnicas de intervenções em contextos clínicos, pedagógicos e das políticas públicas.

Com este intuito, o IBNeC convidou para parceiro na realização deste evento o Instituto Alfa e Beto (IAB), além da parceria já estabelecida com o Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI – Unifesp). Do esforço conjunto destas instituições resultou um evento com aproximadamente 400 inscritos que participaram de até três atividades simultâneas. Destaca-se aqui a inovação do evento ao propor duas modalidades de atividades que buscaram integrar a clínica neuropsicológica, a pesquisa, a educação e as políticas públicas, a saber, o Fórum de pós-graduação e a Sessão de intercâmbio entre pesquisadores e laboratórios de pesquisa em desenvolvimento infantil.

A primeira atividade teve como objetivo promover a discussão de projetos de pesquisa de alunos de pós-graduação, em nível de mestrado e/ou doutorado, nas mais variadas modalidades conceituais do desenvolvimento infantil. Para tanto, contou com a participação de pesquisadores de renome na área, que durante três sessões debateram os projetos de mestrado e doutorado de pós-graduandos de todo o país.

A segunda atividade objetivou dar maior dar visibilidade e promover o debate e integração entre os diferentes grupos de pesquisa, laboratórios e serviços destinados ao desenvolvimento de pesquisa e promoção de intervenção no domínio das alterações desenvolvimentais na infância e adolescência. Nesta primeira edição foram apresentados os seguintes laboratórios: Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN) – UFRN; Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI) - Unifesp; Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento – UFMG;Serviço de Neurologia e Neuropsicologia Pediátrico- UFBA; Neurocog – PUC-RS e UFRGS; Centro de Neuropsicologia Aplicada  (CNA) – UFRJ; Departamento de Neurologia – Unicamp; -ELO – escrita, leitura e oralidade  - UFRJ e; Mackenzie – SP. 

A abertura oficial do evento ocorreu em cerimônia pela manhã do dia 08 de agosto com o salão nobre lotado. Compunham a mesa de abertura a comissão organizadora do evento composta pelo Prof. Dr. João Batista Araújo e Oliveira (IAB), Profa. Dra. Izabel Hazin (IBNeC e UFRN); Profa. Dra. Cláudia Berlim de Mello e Profa. Dra. Mônica Miranda (NANI-Unifesp) e Profa. Dra. Nayara Argollo (UFBA).

Ao longo de 3 dias foram realizadas 21 mesas redondas, 06 conferências, 03 sessões de intercâmbio entre pesquisadores e 03 fóruns de pós-graduação. Ao final, o NANi-Unifesp, ali representados pelo Prof. Dr. Mauro Muszkat, Profa. Dra. Cláudia Berlim e Profa. Dra. Mônica Miranda, foi homenageado pelos 10 anos de atendimento e desenvolvimento de pesquisa em neuropsicologia infanto-juvenil. O Presidente do IBNeC Prof. Landeira-Fernandez entregou a placa comemorativa em nome do IBNeC.

A equipe de voluntários foi igualmente homenageada pela representante da comissão organizadora Yana Ribas, ressaltando a excelência com a qual estes desempenharam suas atividades, garantindo tranquilidade e eficiência para todas as atividades previstas.

O encerramento do evento contou com inúmeros depoimentos de participantes que ressaltaram a excelência do evento e sua relevância para a neuropsicologia infanto-juvenil do país. Um novo encontro do IBNEquinho ficou agendado para a IV Reunião Anual do IBNec, que aconetcerá em novembro deste ano em São Paulo, na qual será decidido o local do próximo encontro e as diretrizes futuras que possibilitarão que o evento possa ser traduzido em medidas efetivas que representem avanços na assistência educacional e de saúde de crianças e adolescentes brasileiros.

Data:
08 a 10 de agosto de 2013

Local:
Pestana Rio Atlântica Hotel
Avenida Atlântica, 2964 - Copacabana Rio de Janeiro

 


Cordialmente,
Comissão Organizadora do I IBNequinho
Profa. Dra. Claudia Berlim de Mello (UNIFESP),
Profa. Dra. Izabel Hazin (UFRN),
Prof. Dr. João Batista Araújo (Instituto Alfa e Beto),
Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda (UNIFESP),
Profa. Dra. Nayara Argollo (UFBA).


Realização:

 


 

 

Apoio: