BANNER 7RA B

Normas para inscrição de trabalhos científicos

A data limite para envio do Resumo é o dia 21/08/2016. Os trabalhos deverão ser tipificados “Tema livre sob a forma de painel”, “Caso clínico (apresentação oral)” ou “Fórum de Pós-graduação”. O resumo deverá ser enviado somente por via eletrônica, através do e-mail resumos@ibnec.org, com o título INSCRIÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO. O autor receberá a confirmação do recebimento do resumo por e-mail.

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: (a) Adequação do título ao trabalho; (b) Fundamentação e relevância do estudo; (c) Qualidade gramatical do texto; (d) Objetividade; (e) Adequação do método aos objetivos propostos; (f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão; (g) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

O Comitê Científico avaliará os trabalhos e os qualificará como: APROVADO ou NÃO APROVADO. As decisões serão irrevogáveis. O resultado da seleção, bem como o local, horário e forma de apresentação serão informados a partir do dia 30/08/2016, através de e-mail. Será conferido um certificado para cada trabalho apresentado na VII Reunião Anual do IBNeC, obedecendo a ordem dos autores do trabalho.

Formato do painel: Caso o trabalho seja aprovado, deverão ser respeitadas as seguintes normas:

      • A confecção do pôster deve ser feita somente após o aceite do trabalho.
      • O pôster deve ser impresso no tamanho 0,90m (largura) x 1,0m (altura) e deverá conter os acessórios para sua fixação.
      • O título deve ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação.
      • No pôster devem constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver.
      • Juntamente com o pôster, o(s) autor(es) podem trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.
      • Os pôsteres deverão ser fixados no dia e horário a serem estipulados pela Comissão Organizadora para o início da atividade e retirado pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição durante o período estabelecido pela Comissão de Organização. Os autores serão informados por e-mail.


Eixos temáticos para os painéis

      • Análise Experimental do Comportamento
      • Aspectos Históricos e Filosóficos das Neurociências
      • Desenvolvimento Neural e Plasticidade
      • Percepção e Psicofísica
      • Processos Cognitivos
      • Psicologia Clínica e Neurociências
      • Psicologia Evolucionista
      • Métodos em Neurociências
      • Neurociência Comportamental
      • Neuroimagem
      • Neuropsicofarmacologia
      • Neuropsicologia Clínica e Experimental
      • Transtornos Neuropsiquiátricos e Doenças Neurológicas

 

Organização das sessões de Casos Clínicos

Nas Sessões Clínicas serão discutidos casos clínicos nas mais variadas modalidades conceituais da Neuropsicologia e da psicoterapia. A atividade é voltada para profissionais que atuem no atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos. O relato de caso será encaminhado a um supervisor qualificado e discutido em sessão de supervisão com duração de duas horas. Cada sessão terá um apresentador e Profissionais (Psicólogos Clínicos e Neuropsicólogos) convidados pela Comissão Científica para debater o caso. A inscrição do caso clínico implica obtenção pelos participantes de autorização escrita do paciente ou responsável para a apresentação do caso na VII Reunião Anual do IBNeC e eventualmente para publicação em meio científico de forma anônima. Este documento deve manter-se em poder do apresentador do caso, não sendo necessário seu envio ao IBNeC.

Formato para o resumo de caso clínico em neuropsicologia: Na descrição do caso clínico na área da neuropsicologia deverão estar presentes as seguintes informações:

1- Dados de identificação: (iniciais do nome, sexo, idade, escolaridade e profissão);

2- Historia clínica pregressa: (antecedentes neurológicos, psiquiátricos e psicológicos, informações acadêmicas, exames complementares, histórico familiar etc.);

3- História atual (queixa neuropsicológica);

4- Metodologia empregada na avaliação na avaliação neuropsicológica (testes, tarefas, escalas etc.);

5- Resultado da avaliação neuropsicológica;

6- Perfil neuropsicológico (funções cognitivas comprometidas e preservadas);

7- Hipótese etiológica e orientação para tratamento;

8- Dificuldades durante a avaliação neuropsicológica; e

9- Nos casos clínicos de reabilitação neuropsicológica, incluir objetivo do tratamento, estratégias de estimulação e compensação utilizadas.

O texto deverá conter até 3.000 palavras.

Formato para o resumo de caso clínico em psicoterapia: Na descrição do caso clínico na área da psicoterapia deverão estar presentes as seguintes informações:

1- Identificação do cliente ‐ nome fictício;

2- Idade;

3- Estado Civil;

4- Dados familiares de interesse – com quem vive, pais, filhos, etc.;

5- Queixa;

6- Histórico da queixa;

7- Histórico de tratamentos psicológicos e psiquiátricos;

8- Breve histórico do processo terapêutico em desenvolvimento;

9- Motivo para solicitação de supervisão – dificuldade encontrada pelo terapeuta para a condução do caso ou questão que gostaria de discutir com o supervisor.

O texto deverá conter até 3.000 palavras

 

Contatos

Telefone: 21-3527 2075 - 7444 2070

E-mail: ibnec.neuropsi@gmail.com

Skype: ibnec

Novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as novidades e alertas de eventos do IBNeC