Login:
Senha:
   
 
 

Síntese do evento

 

O Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC - http://www.ibnec.org) promoveu sua segunda Reunião Anual entre os dias 13 e 16 de outubro, em Recife, Pernambuco. O IBNeC, fundado em 2009, tem o compromisso de promover a aproximação e congregar pesquisadores, profissionais e estudantes interessados nos diversos aspectos da Neuropsicologia e das Neurociências e suas intersecções com a Psicologia. Assim, através da Reunião Anual, o IBNeC pretende aproximar todas as regiões do país em torno de um conhecimento comum. A integração entre estas áreas é uma necessidade que unirá pesquisa e campo clínico conduzindo a um progresso já observado por outras instituições do mesmo tipo.

 

Com este foco, a II Reunião Anual do IBNeC congregou mais de 500 participantes durante três dias de outubro para atualização em Psicologia e Neurociências, debater políticas de ensino e pesquisa, apresentar trabalhos científicos e trocar idéias entre interessados, pesquisadores, docentes e praticantes clínicos de todo o Brasil.

Cinco cursos pré-congresso de altíssima qualidade foram promovidos com ampla participação de alunos e docentes que puderam atualizar-se em temas diversos relacionados ao ensino e prática da área bem como partilhar experiências com os colegas e palestrantes.

 

Os cursos ministrados foram os seguintes: “Neuropsiquiatria e Psicologia Clínica” ministrado pelo professor John Fontenele Araujo (UFRN); “Estresse precoce e transtornos mentais recorrentes” ministrado pelo professor Mario Juruena (USP-FMRP); “Neuropsicologia clínica” pela professora Helenice Charchat (PUC-Rio) e professora Rosinda Martins Oliveira (UFRJ); “Testagem neuropsicológica - WISC-IV e o Teste de Trilhas Coloridas para avaliação da atenção” pelas pesquisadoras Sílvia Pacanaro e Gisele Alves (Casa do Psicólogo), e o “Workshop de laboratório de ensino de Processos Psicológicos Básicos” pelos professores Alcyr Oliveira (UFCSPA), Rosa Almeida (UFRS) e Sérgio Fukusima (USP-RP). Todos os ministrantes são professores com bolsa produtividade do CNPq fazendo jus ao altíssimo nível da platéia. O alto índice de interesse, que esteve entre 30 e 60 alunos em cada curso, demonstra a aceitação ao compromisso do IBNeC em promover a atualização e ensino de qualidade neste campo diversificado. Esta receptividade reforça a busca constante pela qualidade para satisfazer as demandas e necessidades crescentes dos sócios.

 

Após o encerramento dos cursos, houve a sessão de abertura do evento onde, em auditório lotado, ocorreram as boas vindas da diretoria e da Presidente da comissão organizadora local, professora Maria Lucia Simas. A II Reunião Anual do IBNeC contou com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco que enviou sua representante, que com a diretoria do IBNeC composta pelos professores J. Landeira-Fernandez (PUC-Rio e UNESA), Dora Fix-Ventura (USP), Alcyr Oliveira (UFCSPA) e Izabel Hazin (UFRN) fizeram a abertura da II Reunião Anual.

 

O programa do evento foi planejado para permitir o livre trânsito entre vários temas desde a ciência básica, passando por questões conceituais e epistemológicas, ensino e formação de psicólogos e neuropsicólogos no Brasil até a discussão de casos clínicos. Assim, os participantes puderam prestigiar 24 conferências, 8 rodadas de casos clínicos, e duas sessões de pôsteres com nada menos que 170 painéis expostos. Foram conferencistas internacionais convidados os professores Frederic Peters (Universidade de Montreal) e Fernando Cardenas (Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia).

 

Ainda ocorreram duas homenagens para dois grandes pesquisadores e professores que muito contribuíram para a Psicologia no Brasil, simbolizada em uma placa comemorativa. Os homenageados foram a professora Maria Alice de Mattos Pimenta Parente (UFRGS) que recebeu as honras das mãos da professora Rochele Paz Fonseca (PUCRS), e o professor João Cláudio Todorov (UnB) que, por motivos de saúde, recebeu a homenagem por vídeo-conferência através das palavras da professora Deisy das Graças de Souza (UFSCar). Sua placa homenageando foi entregue pelo professor Antonio Pedro Melo Cruz, colega de departamento na UnB.

 

 O evento também contou com premiações concedidas a estudantes pelas apresentações de pôsteres. Foram três apresentações premiadas culminando com a premiação de mil reais para o melhor pôster. Outros 25 painéis receberam menção honrosa e terão inscrições gratuitas para a próxima reunião do IBNeC.

 

Durante o evento ocorreu também o encontro paralelo do Grupo de Trabalho em Psicobiologia, Neurociências e Comportamento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). O grupo, bastante atento às necessidades e problemas da área, promoveu o debate sobre produção científica e o planejamento para a participação no XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP em Belo Horizonte em 2012.

 

Por fim, o IBNeC mantém seus objetivos de tentar reduzir o descompasso entre a formação do psicólogo, a produção científica e a prática profissional. A revista Psychology & Neuroscience (http://www.psycneuro.org), uma iniciativa de membros do IBNeC entrou em seu 4º volume encontrando excelente repercussão e publicando artigos do mais elevado nível sendo agora registrada em todos os indexadores possíveis para seu tempo de existência. Trata-se de uma publicação semestral em inglês com receptividade em diversas áreas inclusive fora da Psicologia.

 

Ao encerrar II Reunião Anual do IBNeC, projetou-se o terceiro encontro que ocorrerá em setembro de 2011 em Florianópolis. A partir do sucesso destes dois primeiros eventos, é esperada uma ampla difusão sobre o assunto abrindo-se as portas para a participação de interessados de todas as regiões do país e da América Latina, em especial do Mercosul.

 

 

 

 

Realização:


Apoio: